Áreas Ardidas PT 1990 2017

Este foi o mapa que, até ao momento, mais trabalho deu, mas também um dos mapas que mais interesse tive em fazer. Não só pela temática em si, que já é bem interessante, mas também pela utilidade na sua aplicação em várias temáticas (educativas e/ou profissionais) e por toda a componente de análise espacial e topológica que tive que empregar para conseguir espremer ao máximo estes dados. Assim, este vai ser o primeiro de três mapas sobre a temática dos incêndios florestais: Áreas Ardidas (de 1990 a 2017); Concelhos com mais áreas ardidas entre 1990 e 2017; e mapa com as áreas de reincidência dos incêndios entre 1990 e 2017. Todos estes mapas foram feitos com base no mesmo conjunto de dados: registo dos Incêndios Rurais do ICNF.

Este ficheiro KML dinâmico apresentado nesta página, diz respeito à visualização dos incêndios registados no ICNF e combina as componentes espacio-temporal do conjunto 27 camadas de dados, associados a cada ano de registo de áreas que sofreram incêndios rurais. Para além de apresentar as áreas ardidas, ao longo dos anos, está ainda associado o gráfico que combina o número de registos e a soma da área ardida por cada um dos anos registados. Recorrendo à ferramenta de "barra de tempo" do Google Earth, podemos navegar no tempo e no espaço durante os vários anos de registo de incêndios, acompanhado sempre com o gráfico evolutivo. Pode ainda selecionar o intervalo de tempo dos 27 anos e visualizar o conjunto completo de incêndios registados.

Como é natural no Google Earth, podemos cruzar este mapa com outros mapas já publicados no projeto como o Mapa Hipsométrico, Rios Principais, Áreas Protegidas, Carta de Ocupação de Solos (ainda estou a trabalhar neste mapa), Cidades de Portugal ou mesmo a Carta Topográfica 500.000 (SCN500K). Descarregue o mapa gratuitamente a partir do link e desfrute de mais este recurso cartográfico, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Faça aqui o download gratuito do mapa.

https://drive.google.com/open?id=1gLhW1kqXQCVxKmID6MwcYjf0dSYyf1pw

Veja neste pequeno filme do Canal do Youtube do projeto Google Earth na Sala de Aula como pode descarregar, abrir e navegar sobre os mapas do projeto, e desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.



Por fim, pode visualizar estes mesmos mapas sem instalar o Google Earth, bastando para tal selecionar um dos 4 mapas que estão em baixo. Tendo em consideração a quantidades de mapas (um por cada ano), tive que dividir por cada década e deixar o fatídico ano de 2017 num único mapa. Pode selecionar a estrela para adicionar os mapas ao seu mapa de favoritos e poder aceder a estes mapas diretamente dos seus dispositivos móveis com a sua conta Google através do Google Maps.


Mapa das áreas ardidas em 2017



Áreas ardidas 2010-2016



Área Ardida (2000-2010)













Comments