O "Google Earth na Sala de Aula" é um projeto educativo sem fins-lucrativos que tem como objetivo criar as condições necessárias para a aplicação de novas tecnologias geográficas como ferramenta pedagógica cativando os alunos para a aprendizagem dos conteúdos a partir da descoberta. Os recursos cartográficos gratuitos criados em exclusivo para o projeto, bem como o manual e os cursos apresentados, pretendem ser uma base de apoio para o desenvolvimento e apresentação de conteúdos programáticos por parte dos professores e educadores, de qualquer área curricular (não só os de Geografia), neste mundo virtual chamado de Google Earth. Os mapas criados não são de uso exclusivo para a comunidade educativa, havendo temas que são de interesse para o turismo, ambiente, proteção civil, ordenamento do território, entre outras áreas. Dê uma olhadela aos Mapas do projeto e descubra o novo mundo à distância de um click.

Este é também um projeto geocolaborativo. Quem quiser, é bem-vindo a colaborar e fazer parte do projeto. Tem várias opções de participação: criar os seus próprios recursos cartográficos e partilhá-los com toda a comunidade; sugerir e "apadrinhar" novos mapas, inspirando na criação de novos recursos para o projeto promover Workshops ou cursos para qualquer área profissional (não só para professores); ou pode simplesmente partilhar e divulgar o projeto e os seus recursos difundidos gratuitamente. Todos estes feedbacks são o barómetro mais importante para o sucesso do "Google Earth na Sala de Aula" uma vez que demonstra interesse nestes recursos e vem confirmar a verdadeira aplicação da geotecnologia em ambiente de sala de aula e nas diversas áreas profissionais.
Aproveite esta oportunidade e partilhe o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.











Noticias Recentes

  • Nova formação em Google Earth na Sala de Aula - Castelo Branco Pela primeira vez desde a criação do projeto "Google Earth na Sala de Aulas", vou ministrar um curso de formação para professores no continente, promovido pelo Sindicado Independente dos Professores e Educadores (SIPE). Mais precisamente em Castelo Branco, numa escola da cidade ainda a definir. O objetivo desta formação é capacitar os professores de todos os grupos no manuseamento desta geoferramenta digital, de modo a poderem apresentar os seus conteúdos programáticos de um forma mais dinâmica, original e permitir os alunos explorarem os temas e conteúdos a partir de mapas e partilhar esse conhecimento com a restante comunidade educativa.  Esta formação tem 1.4 créditos (17 horas presenciais + 17 horas de trabalho autónomo), terá início a 6 de maio e ...
    Publicado a por Luis Correia Antunes
  • Entrevista para a radio Antena1 No passado dia 9 de Fevereiro, a Antena 1 dedicou o programa "Os dias depois de amanhã", da jornalista Patrícia Cassaca, ao projeto Google Earth na Sala de Aula. O mote da conversa foi o último mapa publicado "Topónimos da Ilha da Madeira" e, a conversa derivou para outras atividades do projeto. Oiça a entrevista aqui: https://www.rtp.pt/play/p1124/e272937/os-dias-depois-de-amanha.
    Publicado a 20/03/2017, 16:02 por Livro Google Earth na sala de aula
A mostrar mensagens 1 - 2 de 15. Ver mais »