Relevo da Ilha da Madeira

Os encantos da Ilha da Madeira nunca deixam de nos surpreender, especialmente as imagens impressionantes das serras. Uma das razões para esse encanto é o imponente relevo e a orografia bastante acidentada que, com uma exposição de ventos predominantes, criam os seus diversos micro-climas. Os pontos mais altos da Ilha são o Pico Ruivo (1862 m), Pico das Torres (1851 m) e o Pico do Areeiro (1818 m). A costa norte é mais dominada por altas arribas e na parte ocidental da ilha surge uma região planáltica, o Paul da Serra entre os 1300 e os 1500 metros. Tudo isto numa ilha de aproximadamente 60Km de comprimento e 20Km de largura.

Este mapa do projeto Google Earth na Sala de Aula apresenta o “Relevo da Ilha da Madeira” e ajuda a caracterizar a geomorfologia da Ilha da Madeira. Recorrendo ao software SIG OpenSource QGis, criei um mapa do relevo combinando as Curvas de Nível (com a legenda que identifica a altitude pela sua cor) com o mapa de sombras, que ajuda a identificar a orientação do terreno e o declive. Com a cor cinzenta (altitudes entre os 1600 m e 1862 m) estão localizados os três picos mais altos da Ilha da Madeira, tendo o Paul da Serra uma tonalidade uniforme de castanho devido a ser uma zona plana. Este mapa também pode ser muito útil quando cruzado com outros mapas do projeto, como as “Ribeiras e Recursos Hídricos da Madeira” (https://youtu.be/VYwS_VHMNMM) e o mapa com as “Levadas da Madeira” (https://www.youtube.com/watch?v=lW93dGyHgsk), identificando a que altitudes se encontram cada uma das linhas, ajudando assim a planear trilhos a percorrer. Aproveite ainda a opção de cálculo de perfis topográficos para determinar declives, altitudes mínimas e máxima, entre outros resumos de levadas. Pode ainda consultar esta mesma informação no sítio de internet do projeto, sem sair do seu navegador de internet. Para descarregar, gratuitamente, o ficheiro KML para o seu PC através deste link.

http://bit.ly/RelevoIlhaMadeira

Google Docs Video


Veja ainda neste pequeno vídeo do canal do Youtube do projeto o tutorial de como usar este mapa como ferramenta educativa.


Partilhar esta página