Sobre o projeto

Livro Google Earth na Sala de Aula

O projeto iniciou-se em 2013 com o lançamento do livro “Google Earth na Sala de Aula”, publicado pela Areal Editora e à venda nas principais livrarias de Portugal como a FNAC, a Bertrand e a WOOk e agora à venda também no Brasil na Livraria Cultura. Este livro é um manual de utilizador, com exercícios práticos que ajudam a aplicar os comandos básicos e avançados, tirando partido desta ferramenta, quer para usar os recursos cartográficos do projeto como para criar os seus próprios mapas. Este livro foi o culminar de quase 10 anos de formações e workshops para professores, educadores e alunos, permitindo aplicar esta experiência na criação deste livro. 
O manual pode ser usado tanto por professores e educadores como por interessados em tecnologias geoespaciais, uma vez que apresenta exercícios práticos de como usar as ferramentas principais, dicas e curiosidades com ideias de aplicação do software em várias situações, opções de configuração básicas e avançadas, sites e geoferramentas gratuitas que existem na Internet, entre outr0s aspectos.

Canal Youtube do Google Earth na Sala de Aula

Em simultâneo foi criado o
Canal do Youtube (pode subscrever o canal para não lhe escapar nenhum filme e mapa novo do projeto) onde são publicados os recursos cartográficos exclusivos do projeto, acompanhados com um vídeo a explicar a sua utilização. Esta é a componente principal do projeto e a mais trabalhosa. Mas também a mais estimulante, uma vez que capacita a comunidade educativa de recursos cartográficos gratuitos sobre várias áreas temáticas, possibilitando a apresentação de conteúdos programáticos de um modo mais intuitivo e atrativo. Os mapas deixam de estar limitados à apresentação do papel e passam a estar disponíveis em diversas plataformas digitais: no Google Earth e Google maps (neste site). Até julho de 2015, o projeto tinha 33 mapas publicados, mais de 45.000 visualizações e quase 600 subscritores. 

página do facebook, com cerca de 4.000 seguidores em julho de 2015, tem como objetivo partilhar a experiência do uso das tecnologias geográficas e das novas tecnologias na sala de aula. 

Em 2014 iniciou-se a parceria com a MundoGEO, empresa de comunicação líder na América Latina no setor geoespacial. Um resultado desta parceria é o Blog Google Earth na Sala de Aula que pretende partilhar novidades do projeto, experiências na utilização de ferramentas geográficas da Google (Google Maps, Google Earth, Street View, API, etc) e publicar novos recursos cartográficos pela comunidade educativa. Depois da Google ter disponibilizado gratuitamente a versão Profissional do Google Earth, em janeiro de 2015, sentiu-se a necessidade de criar cursos práticos de modo a corresponder ao aumento da procura sobre este software e as suas ferramentas avançadas. Assim, em parceria com o Instituto GEOeduc e o MundoGEO, criaram-se dois cursos práticos online que colmataram a lacuna formativa de cursos à distância totalmente em português: "Google Earth Pro para Professores e Pesquisadores" e o "Google Earth Pro com ferramentas avançadas". Conheça um pouco destes cursos na secção Cursos desta página e aproveite as promoções. 

Para complementar o projeto e agregar toda a sua informação num só local, em julho de 2015, foi lançado o site oficial do projeto. Este site pretende ser dinâmico e ter uma comunicação direta com os utilizadores de geotecnologia, nomeadamente, permitindo o comentário e a partilha de páginas do site. A grande novidade é não só a partilha dos recursos cartográficos em KML mas, acima de tudo, a visualização destes mapas em Google Maps (sempre que possível), não necessitando de ter o Google Earth instalado para visualizar os dados.