Rios brasileiros

No âmbito do trabalho realizado para a elaboração do mapa KML (formato Google Earth) com os "Recursos Hídricos do Brasil", criei ainda um mapa em Google Maps com os Rios do Brasil. Este mapa é constituído por 10 camadas de dados, organizando a rede por "Rios Maiores", "Rios", "Ribeiros" e "Riachos". Estas últimas 3 camadas estão sub-divididas por limitações técnicas do Google My Maps (ou Google Os Meus Mapas) por não permitir importação de arquivos com mais de 5 Mb ou mais de 2.000 registos. Assim, este mapa permite pesquisar, identificar e consultar mais de 14.000 cursos de água do Brasil. A escolha dos maiores rios deu-se pela lista dos rios mais extensos do mundo que passam pelo Brasil. Para escolher as camadas de dados a consultar, prima o botão e ao selecionar cada uma delas, adiciona-a ao seu mapa. Para ter acesso a comandos avançados, como pesquisar ou fazer download para do KML para o seu PC, prima o botão de "Ver mapa maior" . Pode explorar voçê mesmo o mapa aqui.

Por último, tem ainda a opção fantástica de adicionar este mapa aos seus mapas pessoas à sua conta Google Maps. Assim, ao aceder ao Google Maps nos seus dispositivos móveis, com a sua conta de utilizador da Google ativa, pode usufruir de todas as opções (como navegação por GPS, calculo de rotas) e tendo como mapa de fundo os rios ou outro mapa criado pelo Google Os Meus Mapas. Para tal, só tem que selecionar o botão "Marcar esta mapa com uma estrela para o adicionar o ver no Google Maps" e a estrela ficar marcada. Mas tenha em atenção que, em mapas com tanta informação como este que está apresentado, pode não conseguir abri-lo no seu Google Maps.

O mapa em Google Os Meus Mapas (Google My Maps) foi feito com base no arquivo em Google Earth "Recurso Hídrico do Brasil", criado também em exclusivo para o projeto. Para além de ter a rede fluvial completa, uma vez que o Google Earth não tem as limitações técnicas referidas anteriormente, e está dividida por "Rios principais", "Rios", "Riachos" e "Outros". Este arquivo KML tem ainda mais três camadas de dados: uma camada de base com os limites e informação exaustiva das Unidades Federativas, a camada "Massas de água" (subdividida por "Açudes/represas", "Lagunas" e "Outros"), os limites das 12 "Regiões Hidrográficas" e ainda as 8 "Bacias Hidrográficas" e as correspondentes Sub-bacias. Assim, para além de poder consultar os Rios a partir das ferramentas Google Maps e Google Os Meus Mapas, pode ainda descarregar o arquivo KML em http://bit.ly/RecursosHidricosBrasil e navegar sobre uma das maiores riquezas deste país com o programa Google Earth Pro.

Pode ainda sobrepor este mapa com outros mapas do projeto como a "Demografia Populacional do Brasil (1872-2010)" ou o mapa descritivo com os "Países do Continente Americano". A fonte dos dados geográficos usados para criar estes mapas foi o IBGE e a ANA. Todo o geoprocessamento, como a simplificação e edição cartográfica e correções topológicas, foram feitas com recurso ao software de código aberto QGis. Veja o filme a exemplificar o uso deste mapa, do Canal do Youtube, e desfrute de mais este recurso e partilhe o conhecimentos com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Partilhe o mapa e, se tiver alguma sugestão, deixe mensagem ou contacte-me.