Noticias


Nova formação em Google Earth na Sala de Aula - Castelo Branco

Publicado a 24/04/2017, 16:27 por Luis Correia Antunes   [ atualizado a ]

Pela primeira vez desde a criação do projeto "Google Earth na Sala de Aulas", vou ministrar um curso de formação para professores no continente, promovido pelo Sindicado Independente dos Professores e Educadores (SIPE). Mais precisamente em Castelo Branco, numa escola da cidade ainda a definir. O objetivo desta formação é capacitar os professores de todos os grupos no manuseamento desta geoferramenta digital, de modo a poderem apresentar os seus conteúdos programáticos de um forma mais dinâmica, original e permitir os alunos explorarem os temas e conteúdos a partir de mapas e partilhar esse conhecimento com a restante comunidade educativa. 

Esta formação tem 1.4 créditos (17 horas presenciais + 17 horas de trabalho autónomo), terá início a 6 de maio e termina a 1 de junho, das 18.00 horas e as 21.00 horas, partilhadas entre as 3ºfeiras e 5ºfeiras. O programa do curso é composto pelos seguintes módulos:
1- Explorar a informação cartográfica do projeto Google Earth na Sala de Aula;
2- Comandos de navegação e geoprocessamento;
3- Criação de mapas pessoais com recurso aos comandos de edição de pontos, linhas, poligos e fotografias;
4- Adicionar informação descritiva ao elementos cartográficos (Videos, texto, fotografias,etc);
5- Trabalhar com dados GPS;
6- Visualizar e pesquisar informação do Céu, da Lua e de Marte;
7- Apresentação dos trabalhos realizados;

Da experiência que fui adquirindo ao longo dos anos nesta formação diz-me que, depois de um misto de cepticismo e curiosidade por parte dos formandos no uso desta geotecnologia como ferratementa educativa para todos os grupos, todos os professores conseguem realizar os seus mapas educativo, para o conteúdo programático à sua escolha, com resultados excepcionais. Veja aqui e aqui dois conjuntos de mapas educativos criados por professores de Português, História, Matemática, TIC, Educadores de Infância, entre outros grupos, no decorrer de formações ministradas por mim. Quer fazer parte deste conjunto de professores e educadores que gostam de inovar na maneira de apresentar os conteúdos programáticos? Saiba como em http://www.sipe.pt/_google_earth_na_sala_de_aula. Espero por si.

Partilhar esta página





Entrevista para a radio Antena1

Publicado a 20/03/2017, 16:02 por Livro Google Earth na sala de aula

Os dias depois de amanhãNo passado dia 9 de Fevereiro, a Antena 1 dedicou o programa "Os dias depois de amanhã", da jornalista Patrícia Cassaca, ao projeto Google Earth na Sala de Aula. O mote da conversa foi o último mapa publicado "Topónimos da Ilha da Madeira" e, a conversa derivou para outras atividades do projeto. Oiça a entrevista aqui: https://www.rtp.pt/play/p1124/e272937/os-dias-depois-de-amanha.


Novo mapa geocolaborativo para os amantes do Pokémon GO

Publicado a 26/07/2016, 16:19 por Luis Correia Antunes   [ atualizado a 26/07/2016, 16:20 ]

Veja aqui o novo mapa que ajuda a encontrar pontos de interesse e Pokémons.


HangOut ao vivo com o GEG Santo Antônio da Patrulha

Publicado a 13/07/2016, 16:09 por Luis Correia Antunes   [ atualizado a 13/07/2016, 16:10 ]





 
Evento


Dia 14, às 19h no Brasil (23h de Portugal), terei o prazer de participar no HangOut On Air do Google Educator Group de Santo Antônio da Patrulhae, apresentando o projeto do Google Earth Pro na Sala de Aula. Participe! Aproveite a oportunidade...
Este evento tem como objetivo promover a utilização do Google Earth Pro na Sala de Aula e promover uma participação especial no curso Google Earth Pro que está sendo ofertado pela Líder GEG de Rio Claro Ana Paula Mateucci.

Para assistir, basta inscrever-se gratuitamente no evento G+ criado pela Dilce Eclai de Vargas Gil Vicente (https://plus.google.com/u/0/events/cbftl48ip8fq7j3iihp596mmojk) e aparecer à hora certa.

Participação na Semana da Geografia, da Associação Insular da Geografia

Publicado a 12/05/2016, 16:23 por Luis Correia Antunes   [ atualizado a 12/05/2016, 16:27 ]

O projeto Google Earth na Sala de Aula vai estar presente na semana da Geografia, organizado pela Associação Insular de Geografia (AIG). Entre 23 e 29 de maio, no centro comercial La Vie (Funchal), este evento, inserido nas comemorações do Dia do Geógrafo, irá privilegiar o debate sobre os desafios e perspetivas que se colocam aos profissionais das ciências geográficas e, em simultâneo, uma oportunidade para apresentar o contributo científico, pedagógico e social que esta ciência e os seus profissionais aportam à Sociedade. Este evento será ainda aproveitado para apresentar o novo mapa do projeto, mais um referente à Ilha da Madeira.

O autor do projeto irá apresentar, dia 23 de maio, pelas 12h, uma comunicação intitulada "Aplicação do Google Earth no ensino e na investigação". Para conhecer o programa completo, aceda à página da AIG.






Visita à casa do Batman através do Google Maps

Publicado a 13/04/2016, 01:42 por Luis Correia Antunes   [ atualizado a 13/04/2016, 02:58 ]

Já se imaginou ser convidado para uma visita à casa do Bruce Wayne e entrar, sem querer, na caverna do Batman? Veja o que irá encontrar se isso acontecer....














Apresentação pública do projeto na Escola da Torre, Câmara de Lobos

Publicado a 27/01/2016, 07:49 por Luis Correia Antunes   [ atualizado a 27/01/2016, 08:03 ]

A convite da Escola da Torre de Câmara de Lobos, vai-se realizar uma apresentação pública do projeto Google Earth na Sala de Aula no dia 12 de fevereiro, pelas 18.30. Com a temática "Um dia na sala de aula com Google Earth", será focados a história do projeto, nomeadamente com a apresentação de alguns dos mapas já criados, e os objetivos futuros .

Apresentação do projeto na Antena 1 - Madeira

Publicado a 27/01/2016, 07:43 por Luis Correia Antunes   [ atualizado a 27/01/2016, 07:44 ]

Dia 1 de fevereiro, pelas 10 da manhã, será feito uma entrevista ao autor do projeto "Google Earth na Sala de Aula". O programa Hora 10, da autoria da Marta Cília.

Novo post do Blog Google Earth na Sala de Aula - Mapeamento de cartografia histórica

Publicado a 16/12/2015, 10:43 por Luis Correia Antunes   [ atualizado a 16/12/2015, 10:44 ]

Publicado o novo post no blog "Google Earth na Sala de Aula", no portal MundoGEO. Esta nova publicação mostra como fazer o georreferenciamento de cartografia histórica, recorrendo a cartotecas digitais públicas.  Saiba mais em: http://mundogeo.com/google-earth-na-sala-de-aula/2015/12/06/mapeamento-de-cartografia-historica/.

Participação do projeto Google Earth na Sala de Aula na celebração do GISDay

Publicado a 10/11/2015, 15:10 por Luis Correia Antunes   [ atualizado a 11/11/2015, 08:43 ]

GISDay Madeira

O Dia dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), traduzido de Geographic Information System Day (GISDay) é um dia celebrado internacionalmente todos os anos sempre na terceira quarta-feira do mês de novembro. Esta iniciativa pretende promover a partilha do conhecimento e divulgar os SIG nas escolas, na comunidade científica e nas organizações, alertando para a sua importância no nosso quotidiano. Este ano, pela primeira vez, a Madeira alia-se oficialmente a mais de 10.000 organizações em cerca dos 80 países, e aparece no mapa oficial do GIS Day Events Around the Globe (http://www.gisday.com/). 

Assim, a Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA), a Associação Insular de Geografia (AIG) e a Secretaria Regional de Educação juntaram-se para organizar o GISDay na Madeira, dia 18 de novembro, na Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva. A manhã será dedica à demonstração prática e manuseamento de tecnologias geográficas com duas sessões paralelo: Google Earth, com a participação do autor do projeto Google Earth na Sala de Aula, e GIS Cloud, apresentado por José Almeida da AIG. Na parte da tarde será realizada a conferência. Nesta sessão serão apresentados duas comunicações: "SIG no ensino: A aplicação do Google Earth como ferramenta educativa" e "Os Sistemas de Informação Geográfica como ferramenta de apoio à gestão do território à escala local." No final, assistiremos ao webinar "Sistemas de Informação Geográfica nos países de língua oficial portuguesa", com apresentações online desde o Brasil, Angola e Moçambique.



GISDay



Veja aqui o programa completo do evento e inscreva-se em: http://goo.gl/forms/LKCRboR4ka.


1-10 of 15