Mapas de Professores

Uma das atividades onde aposto mais do meu tempo é na capacitação da comunidade educativa, não só com os recursos cartográficos educativos, mas também na formação presencial promovida pelos diversos Centros de Formação Profissionais ou de Associação de Escolas e de Ordens Profissionais e Sindicatos. O objetivo fundamental destas formações é dar a conhecer as potencialidades do Google Earth Pro como ferramenta educativa e, por este motivo, nada melhor do que: explorar o globo tridimencional; demonstrar com exercícios práticos as ferramentas; e aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de novos recursos cartográficos. Estas formações são de 15 ou 25 horas e sempre acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). No âmbito destas formações, um dos parâmetros pelo qual os formandos são avaliados é na criação do seu próprio mapa KML, escolhendo um tema e/ou um conteúdo programático que lecionam dentro do seu grupo de recrutamento. Aplicando as várias ferramentas do Google Earth Pro, os formandos fazem o mapeamento dos vários elementos para representar esse mesmo conteúdo, adicionando sempre uma pequena descrição e umas fotografias ou filmes que ajudem a caracterizá-los. É assim, sempre com originalidade e obstinação, que várias centenas de profissionais que passaram nas minhas formações criam e recriam os seus próprios recursos, ficando assim também provado que todos têm capacidade para criar os seus próprios recursos no futuro.

Nas ciências experimentais, nada melhor do que explorar e aplicar novos métodos de ensino, sempre com o objetivo de inovar e alargar o leque de opções para apresentar os vários conteúdos programáticos de todos os grupos de recrutamento. SIM. O Google Earth não é só para Geografia, como vão ficar a perceber :) Experimentem e espero que gostem.

Aqui fica a lista das formações onde ficam alojados os mapas criados:

- Sindicato de Professores da Madeira (turma 1)

- CFAE BeiraMar (Turma 2)

- CFAE de CIVOB (Turma 1)

- CFAE de CIVOB (Turma 2)

- CF do Agrupamento de Escolas de Matosinhos (Turma 1)

- CF de Escolas do Porto Ocidental (Turma 1)

- CF do Agrupamento de Escolas Guilhermina Suggia (Turma 1)

- CF das Terras de Santa Maria (turma 1)

Assim, esta página pretende ser o repositório destes materiais que devem ser divulgados, partilhados e (re)utilizados, sempre com responsabilidade! Atenção, muitos destes mapas criados pelos formandos podem não estar finalizados, devendo ser considerado como uma proposta de um recursos. O que é avaliado nesta formação não é o conteúdo científico do que está descrito e representado no mapa mas sim a aplicação das várias ferramentas geográficas para representar um tema. O que conta aqui é a originalidade e a geoconstrução mental de como um determinado tema escolhido para ser representado num mapa dinâmico em Google Earth Pro em alternativa ao formato tradicional como uma descrição em texto ou um mapa estático em papel. Com esta nova apresentação, despertará a curiosidade e o interesse na exploração desse conteúdo programático por parte dos alunos.