Sindicato de Professores da Madeira turma 2

Em março de 2016 decorreu a 2º edição do curso de formação “Google Earth no Ensino” para profissionais na área de educação, promovida pelo Sindicato de Professores da Madeira (SPM). Foram 25h de formação com um grupo fantástico de professores de vários grupos disciplinares, desde Geografia, Francês, Filosofia, Matemática, entre outros. A publicação do blog de hoje tem como objetivo dar a conhecer os trabalhos realizados (os mapas em ficheiros KML) por cada formando, cujo tema foi escolhido pelos professores de acordo com necessidades e realidades a cada um dos grupos em que lecionam. Tenho um enorme prazer e orgulho em poder divulgar e, acima de tudo, partilhar os resultados com o resto da comunidade.

Assim, recorrendo ao livro “Google Earth na Sala de Aula” como manual e com o meu apoio no decorrer das sessões, cada um dos professores teve autonomia de escolher o tema do mapa desde que este se enquadrasse com o programa da formação: criação de pontos, linhas e áreas; criação de visitas manuais e automáticas; Geotagging de fotografias; visualização do modo Céu, Lua e Marte; Introdução de legendas e títulos; GPS; entre outros.No final da formação, desafiei-os a apresentarem os trabalhos com um HangOut on-air e partilharem os conhecimentos adquiridos para a comunidade Google Educator Group de Portugal, estando o filme resultante deste HangOut neste post.

Fica aqui partilhado, convosco, os resultados obtidos, prontos a serem aproveitados e partilhados. Os mapas podem ser consultados em Google Maps ou descarregados em KML para serem visualizados em Google Earth:

História do Teatro – (Teatros do Funchal) – Alexandrina Alves, História da Cultura e das Artes, 11º e 12º ano

” Dar a conhecer aos alunos as várias salas de espetáculo/teatros que existiram na cidade do Funchal ao longo da história (séc. XVI ao séc. XX). Mostrar a sua localização geográfica.Mostrar imagens/fotografias dos locais à época da existência destas salas de espetáculo/teatros. Mostrar vídeos dos locais.”

População e povoamento (cidade do Funchal) – Ana Cristina Olival, Geografia, 8º ano

“A partir da delimitação do concelho do Funchal e dos pontos de referência sobre o mapa os alunos vão conhecer a origem da cidade no lado Ocidente junto a Santa Catarina e na zona leste junto a rua de Santa Maria. Pode-se ainda ficar a conhecer um pouco mais sobre as ruas importantes das cidades e a morfologia urbana, através da criação de poligonos e caminhos.”

Pegada Ecológica – Carlos Lobo

“Com recurso ao Google Earth, mantendo a câmara a 350 km, fazer uma visita guiada pelo globo de modo a “ver” o que os astronautas vêem ao EEI (estação espacial internacional), analisando com uma abordagem crítica a ação humana na Terra.”

Percurso das Artes – Filipa Venâncio, Professora de Artes Visuais, Grupo 600

“Este trabalho pretende visualizar 4 itinerários possíveis a partir da Galeria de Arte Francisco Franco, da Escola Secundária Francisco Franco ligando a galeria a outros espaços de interesse artístico/ cultural de proximidade, possibilitando aos alunos das artes visuais e demais interessados um reconhecimento prévio dos mesmos. Foram privilegiados os seguintes Museus: Museu Henrique e Francisco Franco, que se localiza junto à escola, Museu de Arte Contemporânea do Funchal e Museu de Arte Sacra. Foi também escolhida a Galeria Porta 33. Este percurso permite ainda aceder às páginas de facebook e aos sites dos diferentes espaços que são frequentemente visitados e trabalhados pelos alunos no decorrer do ensino secundário nas disciplinas de Desenho A e Oficina de Artes.”

Aspetos geográficos e históricos do meio local de Machico – Lúcia Martins

“Localização e identificação do concelho de Machico e suas freguesias no mapa da Madeira. Identificação e estudo de locais históricos na freguesia de Água de Pena”

O relevo de Portugal (Madeira), construções urbanas, pontos turísticos – Marcelino

“Mapa físico da Madeira, O Concelho de Machico, locais emblemáticos, acontecimentos do Concelho de Machico. Circuitos pedonais e estradas do Concelho. O Litoral do Concelho. Identificar as diferentes coordenadas geográficas.”

Elementos de um espetáculo teatral – Maria Adelaide Seabra de Oliveira

“Construção de um elemento de cenografia: elaboração de um vídeo, utilizando o Google Earth Pro, que acompanha o percurso, de escola em escola, da elaboração do conto “Perdidos e Achados” in “Histórias a várias mãos” (Projeto Baú de Leitura – RAM).”

Volume do Pentágono – Fernanda Cardoso, Matemática, Grupo 500

“Uma forma diferente de identificar polígonos, calcular distâncias, perímetros, áreas e volumes.”

Cidade de Santa Cruz e algumas das suas localidades – Maria Ivone Alves Vieira Fernandes

"Pretende- se que o mesmo seja utilizado por alunos de 5º ano, ano de transição entre ciclos escolares, de forma a apresentar ao aluno a escola e o seu meio circundante, apresentando vários trajetos. Este será assim um treino de localização espacial – entre a Escola e a Cidade que a acolhe.”

Filósofos pré-socráticos– Maria Teresa

Proporcionalidade direta – Mayra Pestana, Matemática

"Pesquisa de informação sobre a demografia populacional dos concelhos do Funchal e de Câmara de Lobos e respetivas freguesias. Calcular e comparar a densidade populacional entre concelhos e freguesias. Utilização do Google Earth para a visualização do gráfico em 3D correspondente a cada concelho e freguesias. Utilização dos conceitos da proporcionalidade direta e de estatística (média aritmética, moda e mediana) para resolução de exercícios deste gênero."

Viagem Literária, Poeta Arthur Rimbaud– Rogério Saviniano Telo, Professor de Francês do Secundário

"Através dum mapa Google, mostrar o percurso errante do poeta françês Arthur Rimbaud. Pequena biografia do poeta, Mapa Google com a visualização dos locais por onde o poeta se deslocou."

Planificação de viagens– Salvador João Garcia, Profissional de Técnico de Secretariado

"Viagens de trabalho / lazer. Itinerário. Locais de trabalho / a visitar. Follow up da viagem"