Cartografia Histórica da Madeira

Os navegadores portugueses descobriram a ilha do Porto Santo em 1418, após uma tempestade ocorrida em alto-mar, sendo a embarcação afastada da sua rota, pela costa de África. Depois de muitos dias à deriva pelo alto mar, avistaram uma pequena ilha a que chamaram de Porto Seguro, Porto Santo, pois a mesma salvou a tripulação de Zarco de um destino fatídico. Um ano após a descoberta da ilha de Porto Santo chegam à ilha da Madeira (1419). Julga-se que o seu nome foi atribuído por este último navegador, que apelidou a ilha de ‘Madeira’ devido à abundância desta matéria-prima. Por volta de 1425, iniciou-se a colonização das ilhas por ordem do rei D. João I. A partir de 1440 estabelece-se o regime das capitanias sendo nomeado Tristão Vaz Teixeira como capitão-donatário da capitania de Machico; seis anos mais tarde, Bartolomeu Perestrelo torna-se capitão-donatário de Porto Santo e, em 1450, Zarco é nomeado capitão-donatário da capitania do Funchal.

As três cartografias históricas aqui apresentadas demonstram um pouco desta imensa e rica história do arquipélago da Madeira. A primeira carta data de 1695, Isola di Madera que, para além de ter a divisão da Ilha da Madeira nas duas capitanias, tem ainda uma das primeiras gravuras da cidade do Funchal. A segunda carta histórica é uma impressionante planta de grande pormenor da baia e cidade do Funchal do século XIX, intitulada de Funchal Bay. Consegue-se ter uma real visualização das alterações da cidade, nomeadamente da linha de costa, dos mercados existentes nesta data e das ribeiras. Por último, a cartografia The Island of Madeira, de 1880, com uma representação mais atual da Ilha da Madeira. Todas estas cartografias históricas fazem parte do espólio digital da Biblioteca Nacional de Portugal.

Pode descarregar gratuitamente o mapa da "Cartografia Histórica da Madeira" para o seu computador clicando aqui e desfrutar de mais este recurso no Google Earth, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Veja, de seguida, o filme que pode auxiliá-lo no manuseamento deste e de outros mapas com cartografia histórica no Google Earth.

Aproveite ainda o mapa dinâmico que lhe permite visualizar as diferenças ao longo de mais de 150 anos na Baía do Funchal, comparando a planta da cidade em 1864 e os mapas do OpenStreetMap.