Mapa de Solos

O mapa de solos foi obtido no sítio de Internet da Divisão de Processamento e Imagens (DPI), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, elaborado pela EMBRAPA com base no novo sistema brasileiro de classificação de solos (EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. Rio de Janeiro, 1999. 412 pp.) e publicado pelo IBGE. Com base no ficheiro Shape-file disponibilizado neste sítio de Internet, converti os dados para KML, fiz a edição gráfica para leitura dos dados e publiquei o mapa final no projeto Google Earth na Sala de Aula para ser acessado gratuitamente. Numa segunda fase, simplifiquei a geometria dos polígonos, realizando generalização cartográficas e converti ainda para Google My Maps para ser acessado gratuitamente também através do site do projeto em www.mapasnasaladeaula.org, tudo com o software gratuito de Sistemas de Informação Geográfica QGis. Aprenda ainda neste filme do Youtube do canal do projeto como usar este mapa no Google Earth. Este mapa foi criado no âmbito da celebração dos 10.000 "gostos" da página do facebook do projeto.

Clique aqui (http://bit.ly/MapaSolosBrasil) para descarregar este arquivo KML em Google Earth para o seu PC. Este mapa faz parte do conjunto de recursos cartográficos complementados com os mapas em Google Maps criados também para o projeto e apresentados no site www.mapasnasaladeaula.org. Assim, pode consultar os mapas com os Rios brasileiros e as regiões e bacias hidrográficas a partir do seu browser de internet ou diretamente através do Google Maps (sem necessitar de ter o Google Earth instalado). Este mapa está dividido em três camadas: Mapa de Solos (forma simplificada); Massas D'Água; Unidades Federativas. Pode ligar ou desligar cada uma destas camadas na legenda do mapa.

Pode ainda sobrepor este mapa com outros recursos cartográficos do projeto referentes ao Brasil como os Recursos Hidrográficos e ainda o mapa dinâmico com os Censos Brasileiros de 1872 a 2010. Descarregue gratuitamente estes e outros maps no sítio de Internet do projeto e desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Veja, de seguida, o filme que pode auxiliá-lo no manuseamento deste mapa no Google Earth.