Cartografia Histórica

No dia 8 de outubro de 2015, durante o evento "Google Earth: Mapeamento de Cartografia Histórica", foi assinado um protocolo de colaboração com a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) com o intuito de promover a reutilização da cartografia histórica existente no portal da Biblioteca Nacional Digital. Este protocolo contempla ainda a consultadoria em tecnologias geográficas e formação adaptada às necessidades dos técnicos da BNP e parceiros, nomeadamente no processo de geotagging de fotografias, postais e vistas, bem como a georreferenciação de cartografia digital, quer em Google Earth quer em Sistemas de Informação Geográfica usando o QGis.

A partir desta data formalizou-se a parceria, apesar de, desde o início, o projeto contribuir para o uso (responsável) deste espólio fantástico da BNP tentando, assim, atribuir uma nova vida digital à cartografia histórica. O próprio livro Google Earth na Sala de Aula, lançado em 2013, vem exemplificar como pesquisar, consultar, importar e georreferenciar cartografia pública da BNP sobre o Google Earth. Dois dos mapas publicados no projeto foram obtidos a partir deste geoprocessamento: "Planta de Lisboa Arruinada pelo terremoto de 1755" e "Description del reyno de Portugal y de los reynos de Castilla que confinan con su frontera".

Pretende-se agora, com este protocolo, aumentar a lista de mapas em Google Earth com cartografia histórica da BNP e promover ainda mais a reutilização deste recurso, principalmente, por parte da rede de bibliotecas escolares possibilitando mapear, por exemplo, as cartas históricas da sua localidade. Para tal, foi criado um filme de apoio à execução deste processo, exemplificando como georreferenciar a cartografia em Google Earth. Pode visualizar o filme e experimentar a importação e georreferenciação de uma das cartas do espólio digital da Biblioteca Nacional de Portugal ou de outra cartoteca que disponham de cartografia histórica digital pública (e em formato imagem).

Basta agora descarregar uma das cartografias históricas georreferenciados pelo projeto e deixar-se navegar pelo globo virtual do Google Earth.

Descrição do reino de Portugal e dos reinos de Castilla (1705 - 1716)