Cursos

Tendo como um dos principais pilares a capacitação dos professores e educadores no manuseamento no Google Earth Pro (agora com licenciamento gratuito), o projeto investe muito do seu tempo na parte formativa. Assim, os cursos apresentam uma componente prática muito forte, recorrendo não só ao Google Earth Pro mas a outras aplicações e sites que geoprocessam arquivos KML (formato nativo do Google Earth) como o QGis, GeoTag, GPSBabel, entre outros. Tentar desmistificar a ideia de que o Google Earth Pro é só para profissionais da área de geografia ou engenheiros geógrafos/cartógrafos é outro dos objetivos, uma vez que esta geotecnologia tem aplicação em todas as Áreas do Conhecimento, desde as mais tecnológicas e científicas às áreas das humanidades e línguas. Por esta razão, há cursos adaptados para profissionais das várias áreas e curiosos pela geotecnologia não sendo exclusivos para a comunidade educativa, existindo mesmo um com ferramentas avançadas para profissionais em geotecnologia. Estes cursos ganharam ainda mais interesse após a liberalização da licença da versão Pro do Google Earth por parte da empresa Google (saiba mais neste blog), passando a estar disponível gratuitamente para todos os interessados.

Desde que foi assinada a parceria com o Instituto GEOeduc em 2014, o projeto passou a dispor de uma plataforma e-Learning online com características especiais. Para além da liberdade de acesso (24h/dia e 7dias/semana), estes cursos são totalmente em Português e são compostos por conteúdos escritos, arquivos específicos para o Brasil e Portugal e filmes a exemplificar cada exercício prático. Tem acesso ainda a contactos directos com uma equipa de acompanhamento e apoio para esclarecimento de dúvidas, um período alargado para terminar os cursos (6 meses com possibilidade alargamento) e, no final, um certificado de participação.

Existem 4 tipos de cursos:

  • Cursos de curta duração em Google Earth Pro, podendo ser apresentado online em forma de webinar ou presencial em modo workshop. São cursos que pretendem dar a conhecer as ferramentas e as potencialidades deste software.

  • Cursos de formação presencial em Google Earth Pro, são cursos de média duração (20 a 35 horas) e pretendem capacitar os formandos no manuseamento do software com as ferramentas básicas e avançadas. Estes cursos são adaptados a todas as áreas profissionais.

  • Curso Online Google Earth Pro com ferramentas avançadas foi lançado em junho de 2015 e pretende ser um treinamento à distância para qualificação dos profissionais iniciantes, usuários e especialistas, permitindo tirar partido das novas opções avançadas gratuitas existentes no Google Earth Pro. Curso ideal para quem precisa e gosta de realizar geoprocessamento de dados geográficos.