Passado mais de 10 anos do início do projeto Google Earth na Sala de Aula, consegui ter o primeiro mapa (de muitos, espero...) dedicado a este maravilho arquipélago. E posso dizer que só aconteceu graças à "teimosia" da entidade formadora da Escola Básica Integrada de Capelas, que conseguiu mover as forças necessárias para realizar duas formações presenciais nesta escola. Assim, para ajudar nessa formação, criei mais dois mapas para o projeto. O primeiro foi o mapa com os Sítios Protegidos dos Açores, criado com base nos dados públicos do Governo dos Açores, da Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, composto por um total de dez classificações de sítios protegidos: Área de Paisagem Protegida; Área Protegida de Gestão de Recursos; Área Protegida para a Gestão de Habitats e Espécies; Monumentos Naturais; Ramsar Boundaries; Reservas de Biosfera; Reservas Naturais; Sítios de Interesse Comunitário no Campo Hidrotermal; Zona Especial de Conservação; e Zona de Protação Especial. As informações úteis que se conseguem obter para cada área classificada é, entre outras, o seu limite geográfico, o decreto legislativo aplicavel e o seu URL, a data da entrada, o nome e o seu código oficial.
Após realizar uma simples análise espacial com recurso ao QGis, consegue-se perceber que há áreas com mais de uma classificação. Por exemplo, locais com mais de 6 áreas classificadas diferentes. Isso pode explicar a dimensão total da soma das áreas classificadas. Feitas as contas, existem 201 sítios classificados, somando um total de aproximadamente 4 664,15 Km2 de área classificada nesta região. Se a área terrestre da Região Autónoma dos Açores é de 2 321,96 Km2, de acordo com a Carta Administrativa Oficial de Portugal (CAOP2024.1), consegue-se ter uma ideia da dimensão e da importância das áreas de proteção nos Açores. Se não tomarmos em consideração a sobreposição espacial de áreas classificadas, temos uma área espacial aproximada de 3 595, 14 Km2. Desta área, 895,16 Km2 dizem respeito a áreas de proteção terrestres, sendo a restante área associada a áreas de proteção marítimas.
Para este tema, criei três tipos de mapas: Google My Maps, KML e o novo formato Google Earth Web. O primeiro que apresento é o formato Google My Maps, onde pode partilhá-lo nas redes sociais ou incorporar este mapa na sua página web, selecione o comando de partilha. Para conseguir ver este mapa na sua conta pessoal do Google Maps, selecione a estrela para adicioná-lo ao seus mapas favoritos.
Por fim, as restantes opções de consulta e navegação sobre o mapa com os sítios protegidos dos Açores. A primeira opção é o ficheiro KML tradicional para poder ver o mapa na versão Google Earth Pro. A segunda opção é navegar diretamente no Google Earth Web sem necessidade de descarregar o mapa para o seu PC.