Incêndios Florestais - áreas ardidas entre 1990 2017

O mapa com os registos dos incêndios florestais de 1990 a 2017, apresentado nesta página, foi o mapa que, até ao momento, mais trabalho deu. Mas também um dos mapas que mais interesse tive em fazer. Não só pela temática em si, mas acima de tudo pela utilidade na sua aplicação em várias áreas científicas (educativas e/ou profissionais) e por toda a componente de análise espacial e topológica que tive que empregar para conseguir tirar o máximo de conhecimento destes dados. Assim, este vai ser o primeiro de três mapas sobre a temática dos incêndios florestais: Áreas Ardidas (de 1990 a 2017); Concelhos com mais áreas ardidas entre 1990 e 2017; e mapa com as áreas de reincidência dos incêndios entre 1990 e 2017. Todos estes mapas foram feitos com base no mesmo conjunto de dados: registo dos Incêndios Rurais do ICNF.

Este ficheiro KML dinâmico diz respeito à visualização interactiva dos incêndios registados no ICNF e combina as componentes espacio-temporal do conjunto 28 camadas de dados, associados a cada ano de registo de áreas que sofreram incêndios rurais. Para além de apresentar as áreas ardidas, ao longo dos anos, está ainda associado o gráfico que combina o número de registos e a soma da área ardida por cada um dos anos registados. Recorrendo à ferramenta de "barra de tempo" do Google Earth, podemos navegar no tempo e no espaço durante os vários anos de registo de incêndios, acompanhado sempre com o gráfico evolutivo. Pode ainda selecionar o intervalo de tempo dos 28 anos e visualizar o conjunto completo de incêndios registados.

Como é natural no Google Earth, podemos cruzar este mapa com outros mapas já publicados no projeto como o Mapa Hipsométrico, Rios Principais, Áreas Protegidas, Carta de Ocupação de Solos (ainda estou a trabalhar neste mapa), Cidades de Portugal ou mesmo a Carta Topográfica 500.000 (SCN500K). Descarregue o mapa gratuitamente a partir do link e desfrute de mais este recurso cartográfico, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Faça aqui o download gratuito do mapa.

Veja neste pequeno filme do Canal do Youtube do projeto Google Earth na Sala de Aula como pode descarregar, abrir e navegar sobre os mapas do projeto, e desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.

Por fim, pode visualizar estes mesmos mapas sem instalar o Google Earth, bastando para tal selecionar um dos 4 mapas que estão em baixo. Tendo em consideração a quantidades de mapas (um por cada ano), tive que dividir por cada década e deixar o fatídico ano de 2017 num único mapa. Pode selecionar a estrela para adicionar os mapas ao seu mapa de favoritos e poder aceder a estes mapas diretamente dos seus dispositivos móveis com a sua conta Google através do Google Maps.