Mapa Geológico da América do Sul

O Mapa Geológico da América do Sul foi criado pela Subcomissão para a América do Sul, da Comissão da Carta Geológica do Mundo (CGMW), em parceria com a Associação de Serviços de Geologia e Mineração Ibero-Americanos (ASGMI) e os serviços geológicos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai, além de universidades e institutos de pesquisa do continente, e pode ser considerado "um instrumento de planejamento fundamental, porque permite, assim como acontece com a utilização de outras escalas de síntese, a visão e o diagnóstico do contexto geológico em escala continental”, segundo afirmou o pesquisador em geociências da CPRM Carlos Schobbenhaus, um dos coordenadores da elaboração. Este mapa é constituído por um grande Conjunto de Dados Geográficos onde há a destacar a identificação das várias classes de classificação da carta geológica bem como dos vulcões, crateras, falhas, placas entre muitos outros temas.

Além da opção do mapa KML em Google Earth, pode ainda aceder ao mesmo mapa a partir do seu navegador de Internet, sem sair da página de Internet e sem necessitar de instalar o programa Google Earth no seu PC. Para isso, tive que proceder a um conjunto de geoprocessamentos de generalização cartográfica, recorrendo a ferramentas do software de código aberto QGis, para conseguir "encaixar" tanta informação num mapa do Google Maps. Assim, este foi o resultado possível, tendo em consideração as limitações naturais do Google My Maps (como por exemplo o máximo de 5Mb por camada de dados), pelo que este mapa é uma adaptação do mapa original.

Sem dúvida que é uma ferramenta fundamental para conhecer melhor o nosso território, à escala continental, permitindo assim escalar esta informar a uma escala maior, se assim for possível, e identificar alguns desses elementos existentes neste mapa à escala local com todo o pormenor das imagens de satélite dos mapas do Google. Ao identificar um dos 418 vulcões caracterizados neste mapa para a América do Sul, pode assim visitá-lo virtualmente através das imagens de satélite de uma maneira intuitiva e divertida, permitindo desta maneira explorar América do Sul como nunca o fez. Para tal, o cruzamento espacial com outros Conjunto de Dados Espaciais podem ser uma grande ajuda. Pode ainda fazer uma análise espacial destes dados cruzando-os com outros mapas do projeto como o Mapa de Solos do Brasil ou ainda os mapas especiais criados sobre os recursos hídricos como Rios brasileiros e Regiões e bacias hidrográficas e muitos outros mapas em www.mapasnasaladeaula.org.

Pode descarregar este mapa para o seu PC através deste link para o seu computador e desfrutar de mais este recurso no Google Earth, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.