Visita Geológica ao Arquipélago da Madeira

O Arquipélago da Madeira encanta todos os visitantes, não só pelas levadas, praias e floresta Laurissilva mas também pela diversidade e beleza dos "monumentos" geológicos distribuídos por todo o arquipélago. E esta é uma história que começou à quase 30 milhões de anos. As Ilhas das Selvagens, para além de serem as mais pequenas, são também a mais velhas do arquipélago da Madeira, com cerca de 28 milhões de anos. A Ilha de Porto Santo tem metade da idade, com aproximadamente 14 milhões de anos. A ilha mais nova é a Ilha da Madeira, emergindo-se há aproximadamente 5 milhões de anos (durante a época de transição do Mioceno para o Plioceno), moldando-se pelos diversos agentes erosivos, criando o que é hoje reconhecida como uma das Ilhas mais belas do mundo. É no maciço montanhoso central da ilha da Madeira onde ocorrem os picos mais altos (Pico Ruivo e Pico do Areeiro), elevando-se cerca de 5 300 metros acima da planície abissal envolvente, denominada Planície Abissal da Madeira.

Esta visita geológica ao arquipélago da Madeira é composta pela Carta Geológica Simplificada à Escala 1:80.000 e por locais de interesse geológicos (Geossítios), retirados a partir da Visita Geológica ao Arquipélago da Madeira e da descrição das Ilhas Desertas e Selvagens do Parque Natural da Madeira. Tem ainda a divisão administrativa, por concelho, com a localização dos 11 concelhos com o resultado dos censos demográficos de 1872 a 2010. Esta visita pode não estar concluída e pode ser melhorada com os vossos contributos. Assim, se conhecer mais geolocais de interesse, com a descrição de cada um deles, e quiser partilhá-los e colaborar, pode entrar em contacto comigo para fazermos essa introdução.

O desafio que vos deixo hoje é a possibilidade de navegar pelos Geossítios das 4 ilhas no seu browser de Internet ou no Google Earth e poder, posteriormente, levar estes mapas nas palmas das vossas mãos, munidos de equipamentos móveis como os smartphones e tablets. Assim, chega facilmente ao local, identifica os diversos geossítios e pode partilhar esses locais com os seus alunos e amigos. Para tal, basta ter a conta Google iniciada, selecionar o simbolo com a estrela, ao lado do título do mapa (no "marcar este mapa com uma estrela para ver o mapa no Google Maps") e passa a poder consultar na sua app ou site do Google Maps, desde que tenha a mesma sessão de Google aberta.

Veja neste vídeo do youtube como abrir e trabalhar este mapa no Google Earth e como pode realizar o cruzamento espacial com outros mapas como os limites administrativos da RAM (com censos demográficos 1854 - 2011), as Ribeiras e recursos hídricos e ainda as Áreas protegidas. Para ver o mapa no Google Earth no seu computador, descarregue-o gratuitamente a partir do seguinte link http://bit.ly/VisitaGeologicaMadeira e desfrute de mais este recurso, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.

Subscreva gratuitamente o canal do Youtube do projeto para ver este e muitos outros mapas e tutoriais de como tirar partido desta ferramenta digital. Clique aqui para subscrever.