Levadas da Madeira

O que eram, inicialmente, canais de irrigação criados pela necessidade de trazer água das vertentes orientadas a norte (onde há maior abundância de água) para sul (onde há mais habitantes e maior área de cultivo) são, hoje em dia, o maior cartaz turístico da Madeira. Começaram a ser construídas no XVI e, ainda hoje, para além de serem uma infraestrutura para transportar a água, são muito usadas para caminhadas e passeios de lazer, possibilitando aceder a locais na serra de difícil acesso. Algumas das principais levadas são, entre outras, 25 Fontes, Balcões, Caldeirão Verde, Norte.

Sendo uma informação tão rica e de tanto interesse, tive todo o interesse em transpor as levadas para os mapas da Google. Assim, com este novo recurso cartográfico, passámos a ter um mapa com a localização das principais levadas (como canais de irrigação e não como percursos turísticos recomendados) e a descrição do comprimento das mesmas. Inicialmente, este mapa estava só disponível para download e visualização em Google Earth. Agora, com a criação deste site do projeto, consegue navegar, partilhar e incorporar este mapa em qualquer browser de Internet, sem necessidade de instalar o Google Earth. Da análise espacial deste mapa feita em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), conseguiu-se avaliar que o concelho do Funchal tem mais de 120Km de canais de água, sendo o concelho com mais quilómetro de levadas na Ilha da Madeira, também por ser o concelho com mais população e dai com mais necessidade de água, seguida de Santa Cruz com pouco mais de 100Km de levadas. A fonte dos dados para a criação deste mapa foi o Plano Regional da Água da Madeira (PRAM), com base em cartografia 1:25.000. Alerta-se que, devido às diferenças de escalas entre a produção e agora a sua representação digital traduzida mapa, poderá haver locais com algum desfasamento da linha que representa a levada.

Para consultar uma das levadas no mapa basta selecione-a com o botão esquerdo do rato. Para ver a lista completa das levadas e adicionar o limite dos concelhos selecione o botão das camadas . Para partilhar o mapa nas redes sociais ou incorporar este mapa na sua página web, selecione o comando de partilha.

Pode descarregar gratuitamente o mapa das "Levadas da Madeira" para o seu computador clicando aqui e desfrutar de mais este recurso no Google Earth, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Veja, de seguida, o filme que pode auxiliá-lo no manuseamento deste mapa no Google Earth.