Planta de Lisboa arruinada pelo terremoto de 1755

A "Planta de Lisboa Arruinada pelo terremoto de 1755 e com os novo plano de reconstrução", datada de 1909, representa o plano dos Arquitetos Eugénio dos Santos de Carvalho e Carlos Mardel, apresentado a 12 de Junho de 1758. Para além disso, está ainda mapeado a arquitetura das ruas antigas antes do sismo e identifica, no mapa (com a respetiva legenda) os edifícios que resistiram ao "terremoto de 1755", os que ficaram destruídos e os conventos e igrejas fundadas ou construídas após o sismo. Ao todo são apresentados 150 nome de edifícios com representação cartográfica. Cópia pública da Biblioteca Nacional de Portugal. Para descarregar, gratuitamente, o ficheiro KML para o seu PC através deste link.

Veja ainda neste pequeno vídeo do canal do Youtube do projeto o tutorial de como usar este mapa como ferramenta educativa.

Pode consultar a informação mais detalhada e aceder ao mapa (em formato imagem) através deste link com registo na Biblioteca Nacional Digital. Descarregue o mapa georreferenciado para visualizá-lo no Google Earth através deste link. Desfrute de mais este recurso e partilhe o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade.