Reincidência de incêndios rurais portugal

O aquecimento global (associado às alterações climáticas) e aumento inequívoco e continuado da temperatura média do sistema climático, o despovoamento do interior, e consequente abandono dos terrenos de cultura, bem como a falta de ordenamento territorial, fazem dos incêndios rurais, hoje em dia, das catástrofes naturais mais graves em Portugal. Para além dos prejuízos económicos e ambientais, podem constituir uma fonte de perigo para as populações e bens. A relação entre a elevada frequência com que ocorrem e extensão que alcançam, estão bem patentes nestes conjunto de mapas do projeto sobre os Incêndios Rurais. Depois do registo dinâmico e interativo das áreas ardidas entre 1990 e 2017 e da percentagem de áreas ardidas por concelho, é apresentado agora a Reincidência de Incêndios Rurais (1990-2017).

O mapa com as áreas de "Reincidências de Incêndios Rurais (1990-2017)" é mais um ficheiro KML criado para projeto Google Earth na Sala de Aula, desta vez usando de base os dados geográficos e estatísticos sobre os incêndios disponibilizados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Usando ferramentas de geoprocessamento de Sistemas de Informação Geográfica do QGis e GRASS, cruzei os dados do ICNF, por cada um dos 28 anos de registos para, assim, identificar as suas áreas de sobreposição. Após vetorização destas áreas, foi feito um grande esforço de generalização cartográficas de modo a conseguir ter esta informação navegável, tendo em consideração a grande quantidade de dados obtidos. Deste modo, a unidade mínima cartográfica aplicada foi 0,25 Ha e diminuição de vértices com distância de 5 metros. No final, foi então criado um mapa classificado por 10 classes, de 2 a 11 ocorrências. Quem quiser/precisar, pode-me solicitar esta informação completa, de 1 a 11 ocorrências, em KML ou Shape-File. Se o ficheiro for muito pesado e não conseguir abrir o ficheiro KML no PC, pode ainda solicitar-me esta informação com menos classes de reincidência.

O resultado foi surpreendente (pelo menos para mim). Tal como se pode ver no quadro da figura, após o cruzamento espacial do Conjunto de Dados Espaciais disponibilizados pelo ICNF, encontrei um total de 12 locais fustigados por incêndios rurais por 11 vezes em 28 anos!!! Estes 12 locais estão distribuídos pelos concelhos de Celorico de Bastos (1 local), Cinfães (6 locais), Mangualde (2 locais), Marco de Canaveses (2 locais) e Ponte de Lima (1 local). Ou seja, entre 1990 e 2017, estes locais tiveram 11 incêndios. Após cruzamento com a Carta de Ocupação de Solo da DGT, verifiquei grande parte destas áreas são classificadas como Mato, uma vez que a floresta não tem tempo suficiente para se regenerar com tantos incêndios e com tão pouco tempo de intervalo.

Com este recurso cartográfico fica com a possibilidade de identificar espacialmente quais os concelhos mais susceptíveis para incêndios rurais, permitindo assim estudar as razões para o mesmo. Para tal, o cruzamento espacial com outros Conjunto de Dados Espaciais podem ser uma grande ajuda. O próximo mapa a publicar vai ser a Carta de Ocupação de Solos, o que pode explicar a reincidência de incêndios em determinadas classes de ocupação de solo. Pode ainda cruzar este mapa com o limite das Áreas Protegidas para identificar os concelhos mais atingidos pelos incêndios com a manchas das áreas protegidas, sobrepor a Carta Hipsométrica para encontrar a explicação para alguns dos maiores incêndios. Por fim, pode visualizar imagens de satélite históricas do Google Earth para verificar as áreas ardidas nos diversos anos. Descarregue o mapa gratuitamente a partir do link e desfrute de mais este recurso cartográfico, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Faça aqui o download gratuito do mapa.

Pode visualizar estes mesmos mapas sem instalar o Google Earth, bastando para tal selecionar o mapa em baixo. Tendo em consideração a classificação temática das reincidências e as limitações do Google My Maps, só consegui colocar até à classe de 7 reincidências. Pode ainda selecionar a estrela para adicionar os mapas ao seu mapa de favoritos e poder aceder a estes mapas diretamente dos seus dispositivos móveis com a sua conta Google através do Google Maps.