Nova formação em Google Earth na Sala de Aula - Castelo Branco

Data de publicação: Apr 24, 2017 11:27:36 PM

Pela primeira vez desde a criação do projeto "Google Earth na Sala de Aulas", vou ministrar um curso de formação para professores no continente, promovido pelo Sindicado Independente dos Professores e Educadores (SIPE). Mais precisamente em Castelo Branco, numa escola da cidade ainda a definir. O objetivo desta formação é capacitar os professores de todos os grupos no manuseamento desta geoferramenta digital, de modo a poderem apresentar os seus conteúdos programáticos de um forma mais dinâmica, original e permitir os alunos explorarem os temas e conteúdos a partir de mapas e partilhar esse conhecimento com a restante comunidade educativa.

Esta formação tem 1.4 créditos (17 horas presenciais + 17 horas de trabalho autónomo), terá início a 6 de maio e termina a 1 de junho, das 18.00 horas e as 21.00 horas, partilhadas entre as 3ºfeiras e 5ºfeiras. O programa do curso é composto pelos seguintes módulos:

1- Explorar a informação cartográfica do projeto Google Earth na Sala de Aula;

2- Comandos de navegação e geoprocessamento;

3- Criação de mapas pessoais com recurso aos comandos de edição de pontos, linhas, poligos e fotografias;

4- Adicionar informação descritiva ao elementos cartográficos (Videos, texto, fotografias,etc);

5- Trabalhar com dados GPS;

6- Visualizar e pesquisar informação do Céu, da Lua e de Marte;

7- Apresentação dos trabalhos realizados;

Da experiência que fui adquirindo ao longo dos anos nesta formação diz-me que, depois de um misto de cepticismo e curiosidade por parte dos formandos no uso desta geotecnologia como ferratementa educativa para todos os grupos, todos os professores conseguem realizar os seus mapas educativo, para o conteúdo programático à sua escolha, com resultados excepcionais. Veja aqui e aqui dois conjuntos de mapas educativos criados por professores de Português, História, Matemática, TIC, Educadores de Infância, entre outros grupos, no decorrer de formações ministradas por mim. Quer fazer parte deste conjunto de professores e educadores que gostam de inovar na maneira de apresentar os conteúdos programáticos? Saiba como em http://www.sipe.pt/_google_earth_na_sala_de_aula. Espero por si.