Areas Protegidas RAM

Uma das maiores riquezas do Arquipélago da Madeira é o seu habitat natural, fazendo da biodiversidade uma das suas imagens de marca. Desde a montanha, a floresta, o mar e até mesmo as ilhas desertas e selvagens, este arquipélago tem um vasto leque de locais protegidos proporcionando experiências sempre novas e enriquecedores, não só para os turistas bem como para os seus residentes. Para preservar esta infinidade de beleza natural e promover a coabitação sustentável entre a natureza e o Homem, foi criado um conjunto considerável de áreas protegidas. Destas, a sua maioria são da responsabilidade do Serviço do Parque Natural da Madeira, que vem fazendo o trabalho de conservação da natureza junto da população, com particular enfase ao trabalho dos vigilantes da natureza.


O Parque Natural da Madeira é uma das áreas classificadas com maior importância, quer pela área que cobre a sua intervenção, com 444 Km2 (cerca de 2/3 do território da Ilha da Madeira, praticamente a totalidade da ilha excepto as zonas urbanas), quer pelo reconhecido interesse na sua biodiversidade e rico ecossistema como ocorrem principalmente no Maciço Montanhoso Central, na Floresta Laurissilva e na Ponta de São Lourenço. Na totalidade, a Região Autónoma da Madeira apresenta 21 áreas protegidas classificadas. Da análise espacial feita com ferramentas de Sistemas de Informação Geográfica, dos aproximadamente 801 Km2 de área terrestre constituída pelas 4 ilhas, 470 Km2 são área protegida, havendo locais com mais de uma classificação de área protegida.

Tendo em consideração a importância da divulgação desta informação para ajudar na preservação da natureza, publico e partilho o mapa com a localização das áreas protegidas e sua caracterização. Para consultar a informação adicional de cada área protegida no mapa basta selecione-a com o botão esquerdo do rato. Pode ainda cruzar este mapa com o limite dos concelhos (e respetivos Censos) e as Levadas da Madeira. Para adicionar estas camadas ao mapa atual, selecione o botão das camadas (no canto superior esquerdo do mapa), podendo ainda ver a lista completa de áreas classificadas. Para partilhar o mapa nas redes sociais ou incorporar este mapa na sua página web, selecione o comando de partilha.

Pode descarregar gratuitamente o mapa das "Áreas Protegidas da RAM" em formato KML para o seu computador clicando aqui e desfrutar de mais este recurso no Google Earth, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Veja, de seguida, o filme que pode auxiliá-lo no manuseamento deste mapa no Google Earth e subscreva gratuitamente o canal do Youtube para ver outros mapas já publicados.