Sobre o Autor

Luís Correia Antunes, nasci em 1979 em Castelo Branco e residi na Ilha da Madeira 12 maravilhosos anos, voltando à terra natal em 2016 para abraçar o novo desafio chamado Direção-Geral do Território. Licenciei-me em Engenharia Geográfica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e sou Mestre em Georrecursos pelo Instituto Superior Técnico. Sou técnico dos quadros do Governo Regional da Madeira desde 2004, onde exerci funções nos serviços regionais cartográficos até 2012, trabalhando em geodesia, cartografia, SIGs, fotogrametria e infraestruturas de dados espaciais (IRIG-Madeira). Desde outubro de 2012, iniciei trabalhos na prevenção de doenças emergentes transmitidas por vectores e na monitorização da rede de vigilância do mosquito Aedes aegypti, vector responsável pelo surto de Dengue em 2012/2013 na Ilha da Madeira. Estou desde outubro de 2016 a exercer funções de Chefe da Delegação Regional do Centro, da Direção-Geral do Território, em Castelo Branco, exercendo a maior atividade em Cadastro. As áreas de interesse profissional são os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), cadastro, modelação espacio-temporal, geoestatística, GPS, Entomologia especial e Epidemiologia espacial. Sou membro sénior da Ordem dos Engenheiros, onde me foi atribuído o Título de Especialista em Sistemas de Informação Geográfica.

Apesar de não ser professor de carreira, já dei aulas na Universidade da Madeira e ministro formações e workshops a professores e educadores desde 2005 junto de escolas, de sindicatos, ordens profissionais e associações não governamentais em Google Earth, GPS, SIG (QGIS, GRASS, Geomedia, etc), CAD (MicroStation), entre outras ferramentas geoespaciais. Entre 2010 e 2016 fui membro da equipa de direção da Associação de Investigação Científica do Atlântico (AICA). Sou consultor de formação on-line no Brasil no Instituto GEOeduc onde desenvolvi dois cursos online e estou a criar um terceiro em QGis. Desde junho de 2015 sou Leader da comunidade Google Educator Group, no grupo português.

Para além disto, sou autor do projeto educativo sem fins-lucrativos "Google Earth na Sala de Aula", criado em 2013 com o lançamento do livro. Este projeto consegue conciliar duas das paixões profissionais: a Cartografia e o Ensino.