Mapa Hipsométrico

O mapa hipsométrico caracteriza o relevo através de curvas de nível, associadas ao nível médio das águas do mar, com o intervalo de altitudes discriminadas com diferentes cores. Desde as zonas mais costeiras onde se encontram os locais que compreendem as altitudes na classe entre 0 e 50 metros, até aos pontos mais altos de Portugal Continental que atingem valores na classe entre 1.600 e 2.000 metros de altitude, observamos bem o contraste do relevo entre o Sul/Norte e o Litoral/Interior de Portugal Continental. Todos os intervalos de altitude estão agrupados e arquivados por classes, facilitando a navegação e possibilitando visualizar só uma determinada classe de altitude. Tirando partido da ferramenta "medir distâncias" existente nas diversas plataformas geográficas da Google, pode ainda calcular o declive aproximado de um determinado local. Por fim, depois de selecionar a opção "Ver mapa maior", pode pesquisar a sua localidade no Google Maps e identificar qual a classe de altitude a que corresponde.

Aproveite agora a nova plataforma www.mapasnasaladeaula.org para visualizar os mapas a partir do seu navegador de Internet. Para consultar a classe correspondente de cada cor, selecione-a com o botão esquerdo do rato. Para ativar/desativar as classes de altitudes selecione o botão das camadas e escolha a classe pretendida. Outra camada cartográfica adicional neste mapa são "Rios Principais", permitindo verificar a influência destes na característica orográfica do território.

Aproveitando as potencialidades do programa Google Earth, este recurso cartográfico pode ainda ser sobreposto com outros mapas do projeto como a "Carta Topográfica 1:500.000 de Portugal", as "Áreas Protegidas", os "Rios Principais" e ou ainda as "Massa de Água, Lagoas e Albufeiras" ajudando a constatar a relação existente entre a hidrografia e o relevo devido a processos erosivos dos rios. Com a opção "Mostra perfil de elevação" podemos confrontar o perfil de um trajeto com o relevo representado no mapa hipsométrico. Desfrute de mais este recurso e partilhe o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Veja, de seguida, o filme que pode auxiliá-lo no manuseamento deste mapa no Google Earth e descarregue o mapa KMZ a partir deste link.