Topónimos da Ilha da Madeira

Os topónimos da Ilha da Madeira são uma riqueza que se deve preservar e partilhar não só pela comunidade educativa como por toda a sociedade. Esta informação tem um interesse transversal à sociedade para exercermos as nossa tarefas quotidianas nesta região e auxilia-nos nas nossas atividades de cidadania informativa e consciente. Os nomes de lugares, para além de localizarem os vários sítios, têm ainda um significado histórico importante uma vez quem podem identificar, entre outras, ocorrências históricas, acidentes topográficos e geológicos e coberturas vegetais. Como é sabido, muitos dos topónimos regionais não aparecem nos mapas mundo como o Google Maps ou Google Earth, pelo que o mapa apresentado neste projeto vem suprir essa lacuna. Assim, a mais valia deste mapa é poder localizar e identificar estes nomes e ainda poder ajudar a realizar o percurso até aos locais, não só através da componente routing do Google Maps como através das coordenadas existentes na descrição de cada um dos nomes.

Esta é, para mim, uma das técnicas espaciais mais interessantes: o geocoding (ou geocodificação) de endereços ou lugares. Esta técnica geoespacial tem a capacidade de atribuir coordenadas geográficas a locais como moradas, pontos de interesse, sítios ou localidades. Este processo acontece, sem nos apercebermos, quando pesquisamos no Google ou num GPS um endereço ou um restaurante e aparece no mapa esse local. Existe ainda o rever-geocoding que é o processo inverso, quando estamos num local com umas determinadas coordenadas geográficas e, por exemplo, tiramos uma fotografia e identifica o local onde estamos. O geocoding pode ser útil para várias situações como emergência médica, desastres naturais, saúde, geomarketing e muitas outras situações. O Google Earth Pro e o Google Maps têm ferramentas que permitem realizar esta geocodificação automática, facilitando o nosso trabalho e tornando-o mais expedito (Veja como proceder a estes cálculos automáticos usando o Google Maps).

O mapa apresentado nesta página mostra um pouco dessa geolocalização, um vez que nos permite pesquisar e localizar toponímia de lugar (que não existem em GPS ou no Google Maps) e obter as suas coordenadas geográficas e altitudes de modo a podermos percorrer o caminho até ao local e ainda importar as coordenadas para o nosso GPS. São mais de 1.5000 pontos espalhados pela Ilha da Madeira. A classificação toponímica deste mapas está dividida por: Lugar, Designação de Lugar, Relevo, Litoral, Freguesia, Concelho e Ilha/Ilhéu. O mapa foi mais um mapa que criei para o projeto Google Earth na Sala de Aula com base nos dados geográficos das Cartas Militares do Exército 1:25.000 (IGeoE) e da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente. Este novo recurso pode ainda ser geograficamente sobreposto com outros mapas do projeto como as Levadas da Madeira, a Carta Geológica da Madeira ou ainda sobrepor os Limites Administrativos da RAM (com Censos desde 1864 a 2011). Consulte aqui os restantes mapas da Região Autónoma da Madeira. Pode ainda socorrer-se da ferramenta de Geocodificação do Google Earth Pro (aproveite que agora esta versão é gratuito) para geocodificar automaticamente outros nomes de lugares ou endereços que tenha reunido numa lista e acrescentar a este mapa.

Para consultar a informação adicional de cada um dos nomes de lugares presentes neste mapa basta selecione-a com o botão esquerdo do rato. Para adicionar e visualizar os temas existentes no mapa atual, selecione o botão das camadas . Se quiser adicionar este mapa à sua lista de mapas do Google Maps da sua conta Google selecione a estrela (Marcar este mapa com uma estrela para o ver no Google Maps). Para partilhar o mapa nas redes sociais ou incorporar este mapa na sua página web, selecione o comando de partilha. Por último, se quiser ver o mapa num formato maior, pode selecionar o botão de Ver mapa maior, passando assim para o modo Google My Maps.

Pode ainda descarregar gratuitamente o mapa dos "Topónimos da Ilha da Madeira" para o seu computador clicando aqui e desfrutar de mais este recurso no Google Earth, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Veja, de seguida, o filme que pode auxiliá-lo no manuseamento deste mapa no Google Earth.