Censos demográficos da RAM 1864 / 2011

Um dos primeiros mapas que disponibilizei no projeto "Google Earth na Sala de Aula" foi o mapa com os limites administrativos da Região Autónoma da Madeira e respetivos dados demográficos, combinando os 3 níveis administrativos com todos os censos realizados em Portugal. De grande interesse para o estudo da geografia e demografia desta Ilha, para alé de estar disponível para ser consultado recorrendo ao software Google Earth, também hoje é possível consultar, partilhar e incorporar no seu site o mapa a partir da ferramenta Google Maps, sem necessitar de ter o software Google Earth instalado no seu computador.

Para consultar os dados dos censos de cada área administrativa, selecione-a com o botão esquerdo do rato. Para mudar de nível administrativo (freguesia, concelho e/ou região autónoma), só tem que selecionar o botão e escolher o que deseja ver. A cor das áreas está classificada consoante a densidade populacional de cada uma das freguesias ou concelhos.


Pode ainda descarregar o mapa KML dos "Limites Administrativos da RAM com Censos Demográficos de 1864 a 2011" que representa uma combinação fantástica entre os limites geográficos administrativos da Região Autónoma da Madeira. Com quase 150 anos de dados de Censos (contabilizando um total de 15 valores demográficos), desde os primeiros censos realizados em 1864 e os últimos realizados em 2011. Para descarregar para o seu computador, clique aqui e desfrute de mais este recurso no Google Earth, partilhando o conhecimento com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Aproveitando as potencialidades do Google Earth, este recursos cartográficos pode ainda ser sobreposto com outros mapas do projeto como "Levadas da Madeira", "Áreas Protegidas da RAM", "Relevo da Ilha da Madeira" e muitos outros existente para download gratuito no site do projeto e no Canal do Youtube.

Veja, de seguida, o filme que pode auxiliá-lo no manuseamento deste mapa no Google Earth.