CFAE BeiraMar Turma 2

A Formação de Google Earth Pro no CFAE BeiraMar, Turma 2, decorreu em julho de 2018 e contou com 11 participante. Ficam aqui apresentados os trabalhos realizados pelos formandos. Atenção, estes trabalhos apresentados pelos formandos podem não estar concluídos. Têm que ser interpretados como uma proposta de mapa mas podem (e devem) ser usados e partilhados pela comunidade educativa para servir de inspiração. Não foram avaliados os aspetos científicos dos conteúdos dos mapas mas sim a aplicação das várias ferramentas geográficas para representar um tema de um determinado grupo de recrutamento ou, mesmo, o cruzamento de temas de vários grupos de recrutamento no mesmo mapa. Os mapas originais criados pelos formandos estão em KML para serem descarregados e visualizados em Google Earth, mas fiz uma conversão automática para Google Maps para uma visualização prévia, pelo que pode ter uma apresentação diferente do original.

- Dureza da água em Portugal Continental

Equipa multidisciplinar constituída por Ana Isabel Simões Rola (grupo 520) e Maria do Rosário Ruas de Campos Matoso (grupo 510)

- Associa águas duras a soluções aquosas com elevada concentração, essencialmente, em iões cálcio e magnésio e indica métodos de tratamento de água para diminuir a sua dureza;

- Explica consequências da utilização, na indústria e a nível doméstico, de águas naturais de diferente dureza e relaciona a dureza da água com a região do subsolo de onde brota ou percorre;

-Indica, após pesquisa e sistematização de informação, tratamentos físico-químicos simples usados no tratamento de águas de abastecimento público.

- Determinação de um local equidistante de três escolas, para realização de um convívio de encerramento de ano escolar

Equipa multidisciplinar constituída por Ana Maria de Jesus Moura (grupo 500) e Maria do Rosário Ruas de Campos Matoso (grupo 510)

- Determinação gráfica do circuncentro de um triângulo;

- Medição da distância do local do piquenique a cada uma das escolas;

- Reconhecimento do circuncentro como o ponto equidistante dos vértices de um triângulo;

- Determinação da área do círculo limitado pela circunferência circunscrita ao triângulo.

- Diversidade de Habitats na Figueira da Foz (Aula da Campo)

Equipa multidisciplinar constituída por António A. F. Carqueijeiro (grupo 520), Cecília de Sousa (Grupo 230) e Maria Irene Lacerda (Grupo 500)

- Caracterizar três habitats existentes na região onde se localiza a escola;

- Relacionar os impactes da destruição de habitats com as ameaças à continuidade dos seres vivos;

- Calcular a distância entre os vários pontos;

- Limites de Placas Tectónicas com Cálculo de distâncias e áreas

Equipa multidisciplinar constituída por Lídia Maria E. S. Oliveira (grupo 500) e Maria do Céu Gomes (Grupo 520)

- Compreender os fundamentos da estrutura e da dinâmica da Terra - Caracterizar placas tectónicas e os diferentes tipo de limites existentes;

- Aplicar conceitos relativos à deformação das rochas - Relacionar a deformação das rochas com a formação de cadeias montanhosas;

- Distâncias, Notação Científica - Calcular distância entre dois pontos e escrever números em notação científica;

- Áreas de quadriláteros - Determinar a área de um paralelogramo;

- O uso do solo urbano em Catanhede

Equipa multidisciplinar constituída por Augusto Jorge Gil Gaspar (Grupo 420) e Luís Miguel Fernandes Rocha dos Santos (grupo 540) .

- Compreender a organização das áreas urbanas;

- Diferenciação funcional urbana;