Escolas da RAM

Com a inscrição dos alunos no ensino pré-escolar, básico e secundário e das candidaturas dos professores a ocorrerem anualmente, senti a necessidade de publicar um mapa que poderá ser útil na identificação e localização das diversas escolas da RAM. Poderá, por exemplo, encontrar a escola mais próxima do seu local de residência ou de outros locais de interesse, facilitando (um pouco) todo o processo de selecção e escolha de escola. Este mapa é constituído por todos os estabelecimentos de ensino atualuzado no ano letivo 2016/2017, públicos e privados, da Ilha da Madeira e de Porto Santo incluindo todos os níveis de ensino, desde as creches e pré-escolares até ao ensino superior.

A simbologia escolhida para cada ponto no mapa ajuda a associar o respetivo nível de ensino. Pode ainda consultar informação adicional de cada estabelecimento como morada, e-mail, site de Internet e se o estabelecimento é público ou privado. Para ajudar a identificar a escola em cada um dos concelhos, no mapa apresentado em baixo foi acrescentado o limite administrativo dos concelhos e os respetivos censos demográficos desde 1864 a 2011. Pode descarregar o mapa em formato KML a parte desta ligação de internet.

Veja neste vídeo do youtube como abrir e trabalhar este mapa no Google Earth e como o pode realizar o cruzamento espacial com outros mapas como os limites administrativos da RAM (com censos demográficos 1854 - 2011), as Ribeiras e recursos hídricos e ainda as Áreas protegidas. Assim podemos avaliar melhor as zonas envolventes da escola e sensibilizar os alunos a atuarem, no seu dia a dia, de acordo com o meio em que vivem.