No decorrer do mês de julho de 2025, após muita perseverança da equipa de formação da Entidade Formadora da EBI de Capela, realizou-se a primeira formação do curso Google Earth na Sala de Aula nos Açores. Reuniu-se um grupo fantástico de docentes, de vários grupos de recrutamento, e pusemos as mãos na massa. Ou será melhor dizer, pusemos as mãos nos mapas do mundo do Google Earth. Os mapas criados no decorrer das 20 horas da formação só pode deixar este grupo, e o formador, orgulhosos dos resultados. Estão todos de parabéns.
Apresento aqui uma amostra dos trabalhos realizados por este grupo de professores. Para consultar os mapas em Google Earth Web, só tem de selecionar cada uma das diferentes imagens.
"O trabalho deselvovido no longo da formação teve como tema a Tabela Periódica dos Elementos, conteúdo abordado no nono ano. A intenção foi mostrar aos alunos a localização das descobertas de cada um dos elementos químicos, dos cinco grupos principais da tabela periódica, bem como o cientista que fez a sua descoberta, e o mineral a que está associado, e assim ir contando a sua história digital em 3D. A par disto, pareceu-nos interessante mostrar-lhes que a Química se encontra em tudo o que nos rodeia, e como tal achamos bastante pertinente mostrar na Região Autónoma dos Açores, através dos mapas e da história digital em 3D, onde poderiam encontrar alguns destes elementos químicos abordados."
Ana Maria Martins Carneiro, Grupo 510
Ana ISabel Rebelo Ferreira, Grupo 510
Ana Rita Goulart e Silveira Bettencourt, Grupo 510
Maria Joana Carneiro Dias, Grupo 510
Raquel Silva Melo Borges, Grupo 510
"O trabalho colaborativo desenvolvido nas sessões de formação teve como tema Concelhos do Arquipélago dos Açores. O tema surgiu da necessidade de ajudar as crianças a compreenderem melhor o espaço geográfico sobre a região em que vivem. No decorrer da elaboração do projeto, os elementos do grupo dividiram tarefas, incluindo os pontos a referenciar. O apoio do formador na elaboração do mapa da região com as divisões dos diferentes concelhos por ilhas constituiu uma mais-valia, dispondo de mais tempo ao grupo para executar as tarefas. Foram aplicadas ferramentas de desenho e de edição exemplificadas pelo formador, nomeadamente:
para criar um marcador de identificação de cada concelho e respetiva descrição;
para adicionar caminhos com o intuito de ligar as várias ilhas e saber a distância entre
elas;
para adicionar polígonos, por forma a delimitar os três grupos que compõem o arquipélago (Grupo ocidental, Grupo central e Grupo oriental). For
Fam adicionadas imagens e para abertura do projeto e tornar a apresentação mais apelativa foi incorporado um vídeo sobre os Açores."
Cláudia Marisa Viveiros Silva, Grupo 110
José Carlos Alves Cordeiro, Grupo 110
Maria Filomena Cordeiro Falcão, Grupo 110
"O projeto que criei permite acompanhar a viagem da personagem principal pelos locais mencionados na narrativa, integrando recursos visuais e literários de forma apelativa para os alunos. Para além disso, foram também incluídas localizações e informações sobre os países de origem do papagaio-cinzento, o que permitiu articular o trabalho de leitura com conhecimentos de geografia e biodiversidade. Esta vertente contribui igualmente para a sensibilização dos alunos para o bem-estar animal, alertando para questões como o tráfico de espécies exóticas, a preservação dos habitats naturais e o respeito pelos animais enquanto seres vivos com necessidades próprias. O resultado é um recurso digital que promove a interdisciplinaridade, a educação para a cidadania e uma leitura mais profunda e crítica da obra literária estudada. Irei utilizar este projeto no próximo ano letivo e tenho certeza que será um sucesso. Provavelmente, irei aperfeiçoar alguns aspetos depois da reação dos alunos e mediante as suas sugestões. "
Guida de Fátima Gaspar Medeiros, Grupo 220
"O trabalho desenvolvido teve como principal objetivo mostrar os vários países do mundo e respetivas capitais que, sendo ex-colónias britânicas, mantiveram o inglês como principal língua oficial. Em cada um deles, foram dadas informações sobre a quantidade de habitantes e área das capitais e uma breve referência à gastronomia do país. Foram ainda delimitados dois edifícios em Londres que simbolizam os espaços onde foram tomadas decisões sobre o Império Britânico."
Susana Isabel Lopes Ramalho, Grupo 220