Regiões e Bacias Hidrográficas do Brasil

No âmbito do trabalho realizado para a elaboração do mapa KML (formato Google Earth) com os "Recursos Hídricos do Brasil", criei um segundo mapa em Google Maps com as Regiões e Bacias Hidrográficas. Este mapa é constituído por 10 camadas de dados, organizando a rede por "Regiões Hidrográficas", "Bacias Hidrográficas", "Sub-bacia Amazônas", "Sub-bacia Atlântico Leste", "Sub-bacia Atlântico Norte Nordeste", "Sub-bacia Sudeste", "Sub-bacia Parana", "Sub-bacia São Francisco", "Sub-bacia Tocantins", "Sub-bacia Uruguai". Para escolher as camadas de dados a consultar, prima o botão no canto superior esquerdo do mapa em baixo e adiciona-o ao seu mapa e pode ver o mapa em maior através do botão de "Ver mapa maior". Para ter acesso a comandos avançados pode fazer download do KML de Google Earth para o seu PC através deste link http://bit.ly/RecursosHidricosBrasil. Por último, tem ainda a opção fantástica de adicionar este mapa aos seus mapas pessoas à sua conta Google Maps. Assim, ao aceder ao Google Maps nos seus dispositivos móveis, com a sua conta de utilizador da Google ativa, pode usufruir de todas as opções (como navegação por GPS, calculo de rotas) e tendo como mapa de fundo as bacias hidrográficas ou outro mapa criado pelo Google Os Meus Mapas. Para tal, só tem que selecionar o botão "Marcar esta mapa com uma estrela para o adicionar o ver no Google Maps" e a estrela ficará marcada e o mapa aparecerá nos seus mapas do Google Maps da sua conta Google.

Este mapa em Google Os Meus Mapas (Google My Maps) foi feito com base no arquivo em Google Earth "Recurso Hídrico do Brasil", criado também em exclusivo para o projeto. Para além de ter a rede fluvial completa, uma vez que o Google Earth não tem as limitações técnicas referidas anteriormente, e está dividida por "Rios principais", "Rios", "Riachos" e "Outros". Este arquivo KML tem ainda mais três camadas de dados: uma camada de base com os limites e informação exaustiva das Unidades Federativas, a camada "Massas de água" (subdividida por "Açudes/represas", "Lagunas" e "Outros"), os limites das 12 "Regiões Hidrográficas" e ainda as 8 "Bacias Hidrográficas" e as correspondentes Sub-bacias. Assim, para além de poder consultar os Rios a partir das ferramentas Google Maps e Google Os Meus Mapas, pode ainda descarregar o arquivo KML em http://bit.ly/RecursosHidricosBrasil e navegar sobre uma das maiores riquezas deste país com o programa Google Earth Pro.

Pode ainda sobrepor este mapa com outros mapas do projeto como a "Demografia Populacional do Brasil (1872-2010)" ou o mapa descritivo com os "Países do Continente Americano". Se quer aprender um pouco mais sobre este software, ajudando a tirar partido deste e de outros mapas do projeto ou mesmo criar os seus próprios mapas pessoais, veja os cursos on-line e presencias que preparámos para rentabilizar o Google Earth Pro, que passou a ser um programa gratuitos (saiba mais sobre como instalar o programa no Blog). A fonte dos dados geográficos usados para criar estes mapas foi o IBGE e a ANA. Todo o geoprocessamento, como a simplificação e edição cartográfica e correções topológicas, foram feitas com recurso ao software de código aberto QGis. Veja o filme a exemplificar o uso deste mapa, do Canal do Youtube, e desfrute de mais este recurso e partilhe o conhecimentos com os seus alunos e colegas com criatividade e originalidade. Partilhe o mapa e, se tiver alguma sugestão, deixe mensagem ou contacte-me.