Carta de Portugal Continental

O mapa aqui apresentado tem como grande novidade, em relação a quase totalidade dos restantes mapas do projeto, ser apresentado em formato imagem (Raster). Neste caso, o que está sobreposto com o Google Earth é uma imagem georreferenciada da Carta de Portugal Continental à escala 1:500.000, Série Cartográfica Nacional à escala 1:500 000 (SCN500K), da Direção-Geral do Território. Sendo em formato imagem, as opções do Google Earth são diversas como possibilidade de sobrepor ao Modelo Digital de Terreno (o relevo) existente no software o que lhe dar uma aparência 3D ao mapa e ainda atribuir uma transparência à imagem, conseguindo visualizar este mapa com o fundo das imagens de satélite. Pode ainda, de uma maneira fácil e prática, sobrepor esta informação com outras do projeto como as Áreas Protegidas de portugal, os Rios Principais ou ainda o Mapa Hipsométrico.

Esta carta é de acesso livre e está disponível para download gratuito descarregando-o para o seu PC através deste link em formato Raster ou através desta página do projeto, sem sair do seu navegador de internet. Assim, pode agora consultá-lo no Google Earth. O original deste mapa, em ecw, foi obtido através do site da DGT.

Veja ainda neste pequeno vídeo do canal do Youtube do projeto o tutorial de como usar este mapa como ferramenta educativa.